O Porto tem aquela magia…

Nestas últimas férias fiquei alguns dias no Porto e tive a sorte de ficar hospedada pertíssimo da ribeira do Porto. E simplesmente fiquei rendida e mudar-me-ia para lá em segundos.

Talvez esta zona me faça lembrar um pouco a minha infância e adolescência que foram passadas no bairro da Bica. Acordar e ver o rio Tejo lá ao fundo da rua e o elevador da Bica a fazer o seu percurso rua abaixo e rua acima. No meu tempo ainda existiam peixeiras que acordavam com a madrugada e apregoavam a venda dos peixes acabados de sair da Lota, mão na anca e cesto na cabeça. Nos fins de tarde, nós miúdos brincávamos na rua até os pais nos chamarem para jantar. Os nossos pais ficavam na conversa entre vizinhos. Era aquela magia barrista e gritar com orgulho: A Bica é Linda! A ribeira do Porto fez-me voltar a este tempo. A simpatia das pessoas e a magia do povo que se sentem na rua. Só quem viveu neste clima entende do que falo. Senti-me em casa sem sombra de dúvida.

Para além de toda esta nostalgia, o preço das coisas nada têm a ver com a metrópole. Come-se bem e barato, e uma pessoa até se sente desconfortável por pagar tão pouco por algo que estava excelente. A arte de bem servir em que a gorjeta não é uma obrigação, mas um sinal de reconhecimento e satisfação.   E uma nota importante: não senti qualquer diferenciação entre o ser portuguesa e o ser turista. O que hoje é dia é muito raro sentir em qualquer ponto turístico em Portugal.

IMG_1676Depois aquele prazer de ir uma esplanada beber uma imperial, sentir a brisa fresca do rio Douro e apreciar aquela paisagem ribeirinha enche-nos a alma. Faz-nos refletir o quanto perdidos ficamos na azáfama diária em que o tempo rouba-nos o prazer de viver. Sentir que todos aqueles funcionários que nos serviram não mostravam uma réstia de cansaço e recebiam-nos com o maior dos sorrisos e boa disposição, fez-me pensar que o segredo é de facto viverem ali.

O Porto tem aquela magia…

Deixe um comentário

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

